Sistema de Travagem

A maioria dos veículos de hoje têm travões de discos dianteiros e traseiros. Nos veículos mais antigos, os travões traseiros são de tambor.
Para accionar, tanto uns como outros, é utilizado o óleo de travões que transmite a pressão aos elementos de fricção (pastilhas e calços), através do cilindro mestre (ou bomba de travagem). Este cilindro mestre é accionado directamente pela pressão do pedal de travagem, apesar de que na maioria dos casos é auxiliado pelo servofreio.
Uma análise ao sistema de travagem do seu veículo é recomendada, uma vez que se trata de um sistema de segurança ativa do seu veículo. Devido à enorme importância que tem para a segurança do funcionamento do seu veículo, controle regularmente o estado do sistema de travões do seu veículo na nossa oficina.
Cada vez que tiver que substituir uma peça do sistema de travões traseiros deverá substituir todas as outras, uma vez que o seu período de vida é semelhante. Mas não se preocupe mais com o sistema de travagem do seu veículo. Agende já uma análise na nossa oficina.
1. Componentes de um sistema de travagem
- Repartidor do travão
- Alavanca do travão de mão
- Disco e/ou tambor de travão
- Canalizações e tubagens
- Pedal de travão
- Bombas de travão
- Servofreio
- Depósito do líquido de travões
2. Sistema de travões dianteiros
O sistema de travões dianteiro é composto por:
- Um disco de travão, solidário à roda e que gira ao mesmo tempo que esta;
- Uma pinça de travão, que aloja as pastilhas de travão, é solidária à carroçaria e não gira.
Pela pressão do pedal de travão através do líquido de travãoes, as pastilhas de travão são empurradas contra o disco e obrigando-o a perder velocidade por fricção.
As pastilhas de travão são fabricadas de material mais mole do que os discos. Estas desgastam-se progressivamente. O desgaste das pastilhas de travão provoca um alargamento das distâncias de travagem, que numa situação extrema, os travões podem ser ineficazes devido ao desgaste acentuado.
3. O sistema de travões traseiro
Existem dois tipos de sistemas de travagem traseiros:
- Sistema de discos: Funciona da mesma maneira que o sistema de discos dianteiros.
- Sistema de tambor: O sistema de travões traseiros é composto por pinças, cilindros e tambor. Sob a pressão de travagem transmitida pelo líquido de travões, os cilindros pressionam as pinças (solidárias à carroçaria) contra o tambor (solidário à roda) de forma que obrigam a reduzir a velocidade de rotação produzindo calor.
Para assegurar um correcto funcionamento do sistema de travões traseiros:
- As pinças ou calços devem ter um coeficiente de fricção correcto.
- O sistema deve ser perfeitamente estanque.
- Os tambores devem ser perfeitamente cilíndricos e com a superfície de travagem regular.