Dicas para manter o motor em bom estado

O motor é o “coração” de qualquer veículo de combustão interna. Existem algumas “regras” que devem ser seguidas para assegurar um correto funcionamento e prolongar a vida útil. Uma condução equilibrada é uma medida preventiva na proteção do desgaste do motor. Rodar constantemente com o motor no extremos das faixa de funcionamento, quer seja a baixas rotações ou a altas rotações, aumenta o desgaste do motor. Caso tenha uma condução ponderada, com rotações na casa das 2.000 rpm em motores diesel e 3.000 rpm nos motores a gasolina, poupa no consumo de combustível e no desgaste do motor. Grandes acelerações logo que coloque o motor em funcionamento ou imediatamente antes de desligar é outro fator que prejudica a vida útil do motor, uma vez que os sistemas de lubrificação e arrefecimento não cumprem adequadamente com a sua função plena para proteger o motor do seu veículo.
1. Mudar o óleo regularmente
Cumprir com os tempos de manutenção é um dos principais fatores para prolongar a vida útil do motor do seu veículo. A substituição atempada do óleo faz parte da manutenção básica de um veículo, uma vez que uma lubrificação adequada evita o desgaste, aquecimento do motor e correspondente avaria. Siga as instruções do fabricante, trocando o óleo dentro do intervalo recomendado. Nunca ultrapasse o limite máximo de óleo e verifique regularmente o nível do óleo e assegure-se que nunca está abaixo do mínimo indicado. Naturalmente que colocar o motor em funcionamento sem óleo é altamente crítico para o motor, uma vez que as suas partes móveis são fabricadas com ligas metálicas que, sem a presença do óleo lubrificante, haverá um desgaste acentuado e um aquecimento que destruirá as peças. Rapidamente existiram barulhos de “chiadeira” até que o motor pare, gripando.
2. Sistema de arrefecimento do motor
O sistema de arrefecimento do motor geralmente inclui o radiador, o termóstato, a bomba de água e o líquido refrigerante. Deve ter cuidado para que este sistema funcione de forma adequada para proteger o motor do carro de sobreaquecimento. Verifique, uma vez por semana, o nível do reservatório de arrefecimento do motor. Caso não possua o nível indicado, reponha-o. Aconselhamos vivamente que verifique o nível de refrigeração com o motor frio, uma vez que com o motor quente, o líquido de refrigeração pode provocar graves de queimaduras, a pressão no interior do depósito é elevada, poderá ocorrer a entrada de ar no sistema, que, mesmo sem derrames significativos, pode originar sobreaquecimento, uma vez que o ar que entra no circuito provoca bolhas e dificulta a circulação da água, o que conduz a um arrefecimento insuficiente do motor. Para mais informações acerca do líquido de refrigeração, pode consultar o artigo correspondente aqui.
3. Substituição dos filtros
A substituição dos filtros de ar, de óleo e de combustível devem também ser efetuadas nas quilometragens corretas, uma vez que estes componentes perdem eficácia e deteoram as suas características com a utilização, acumulando detritos que vão reduzindo a capacidade de passagem do ar ou dos fluídos, o que pode provocar danos no motor e alterar o seu bom funcionamento. A substituição do filtro de ar poderá e deverá ser antecipada se circular frequentemente em estradas de terra, ou com muito pó.
4. Revisões periódicas e metódicas
Apesar dos seus cuidados com os níveis de óleo, líquido de refrigeração e efetuar a troca atempada dos filtros, as revisões mecânicas devem ser efetuadas por especialistasm uma vez que podem existir outros componentes danificados, que não consiga detetar. Deve cumprir o plano de revisões indicado para o seu veículo e, no caso de utilizações extremas, deve antecipar as revisões. Deve verificar a presença de derrames e as datas de troca das corrente ou correia de distribuição. Seja amigo do motor do seu veiculo e não tenha despesas evitáveis. Agende já uma revisão ou uma verificação na nossa oficina e confie no conhecimento dos nossos técnicos.